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"O Didaque"

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Mensagem por Lourival soldado cristão 23rd dezembro 2009, 11:17 am

Reprodução de tópico de Jahyr


Didaqué


A Instrução dos Doze Apóstolos

(Ano 80-120 DC)


O "Didaqué" é um manual de ensino dos primeiros crentes. Foi escrito no final do primeiro século. E a sua importância reside no fato de que foi escrito num momento bem próximo dos primeiros crentes e dos Apóstolos.
Ele nos permite conhecer as origens do cristianismo, e principalmente, nos dá uma idéia de como eram a iniciação cristã, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades.

Didaqué significa "instrução" ou "doutrina" e tem um nome muito apropriado, "Instrução dos doze Apóstolos" que nos faz lembrar At 2:42:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."

O que vamos descobrir na sua leitura é que o seu texto lembram imediatamente muitos textos do Antigo e do Novo Testamento, e muitas porções são também encontradas em outros escritos cristãos do século primeiro depois de Cristo.

O tom e os temas são bastante parecidos com os da literatura sapiencial e de diversos trechos dos evangelhos.

Portanto, o "Didaqué" constitue-se num testemunho vivo das crenças e práticas dos primeiros cristãos, de como eles se alimentavam da Palavra de Deus, interpretando os textos bem de acôrdo com as suas necessidades e situações.


Ele não é da lavra dos apóstolos, bem como podemos compreender não tratar-se de um trabalho elaborado por uma única pessoa, mas é a coletânea de diferentes autores e que tem origem em diversas regiões.

Podemos entender também que estas comunidades não estavam estruturadas como conhecemos nos nossos dias.

Não tinham um representante fixo; bispos e diáconos são mencionados de passagem e não sabemos bem como exerciam as suas funções.

Podemos ler também sobre "apóstolos," "profetas" e "mestres", dando a impressão de que estes eram pregadores itinerantes.
Podemos aprender também um pouco das práticas liturgicas, e notar que eram bem simples e feitas num clima doméstico.

A liturgia consistia numa iniciação cristã que envolvia, de início, o conhecimento do "Didaqué", o batismo, a confissão, a ceia do Senhor, todos administrados por membros da própria comunidade e não por algum ministro constituido para tal finalidade.

POdemos notar também uma grande preocupação de se manter separados pela conduta e pelo pensamento do ambiente em que viviam que era de uma sociedade essencialmente pagã.

Preocupavam-se em não se deixar manipular por aproveitadores e oportunistas, a se livrar dos falsos irmãos e falsos profetas e, sobre tudo, uma preocupação escatológica um tanto nervosa, como se a volta do Senhor fosse iminente, no dia seguinte.


Com a leitura do "Didaqué" cai por terra:

1º) as pregações dos falsos mestres que não aceitam as Escrituras como inspiradas por Deus na sua plenitude.Eles afirmam que a Bíblia “contém” a Palavra de Deus. Que a Bíblia é letra morta e só tem vida na boca deles. Que acreditam no ensino de um pequeno grupo dos Anciãos, que, por sua vez, recebem os ensinos de um grupo de anciãos que ninguém sabe quem são, que se reúnem secretamente e divulgam esses ensinos secretamente.

Com a leitura do "Didaqué" cai por terra:

2º) as pregações dos falsos que pregam contra o ensino de Jesus e dos seus apóstolos, usando apenas dois versos de Tiago.

Considere: o Tiago da Bíblia não era apóstolo.

O Tiago autor da carta que está no Novo Testamento era o irmão do Senhor. ”Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas?” (Mt 13:55). Ele não era Apóstolo. A palavra Apóstolo significa "enviado". Nos dias do ministério do Senhor ele não acreditava em Cristo. "Porque nem mesmo seus irmãos criam nele" (Jo 7:5).Ele converteu-se após a ressurreição do Senhor, provavelmente nas aparições do Senhor. Vamos encontrá-lo com os discípulos orando trancado em uma casa.”Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jeus, e com seus irmãos” (At 1:14) E ele não foi enviado a lugar algum. Saiu da aldeia de Nazaré para ser bispo em Jerusalém, há cerca de 80 km de distância de Nazaré.

Sua carta faz parte dos livros do Novo Testamento devido ao que é chamado "apostolicidade". O princípio adotado na definição do canon do Novo Testamento é de que somente seriam aceitos os livros cuja autoria fosse de irmãos que foram testemunhas oculares do Senhor Jesus no exercício do seu ministério ou que escrevesse sob os auspícios de alguém que tivesse sido uma testemunha.

É o caso de Marcos, que escreveu sob o auspício e orientação do Apóstolo Pedro. E de Lucas que escreveu sob a orientação de Paulo e dos demais.

Sobre a carta de Tiago. Sua carta posto que considerada muito importante, não era a base das instruções contidas no "Didaqué" E só foi aceita como parte do Canon quase 400 anos depois de Cristo. O que significa que seus escritos não eram considerados e lidos nas igrejas cristãs.

Portanto, erram os que conferem uma excessiva carga nos seus versos contidos em Tiago, sobretudo quando usado para contradizer o que toda a Bíblia diz sobre a salvação. .

Com a leitura do "Didaqué" cai por terra:

3º) Cai por terra também a falsa pregação de que os primitivos irmãos viviam envolvidos com livros apócrifos

O "Didaqué" é uma reunião, coletânea de ensinamentos em diferentes regiões da Ásia. E esse livreto de instruções surgiu na mesma década do livro do Apocalipse, ou seja, por volta de 95 d.C.

E o título do livreto que chamamos de "Didaqué" é... "Instrução dos Doze Apóstolos" - Isto significa que nossos primitivos irmãos sabiam muito bem quais livros deveriam acreditar. Só aceitavam ensinamentos dos doze apóstolos.



O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE


CAPÍTULO I


1 - Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois.
2 - Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.
3 - Este é o ensinamento derivado dessas palavras: bendiga aqueles que o amaldiçoam, reze por seus inimigos e jejue por aqueles que o perseguem. Ora, se você ama aqueles que o amam, que graça você merece? Os pagãos também não fazem o mesmo? Quanto a você, ame aqueles que o odeiam e assim você não terá nenhum inimigo.
4 - Não se deixe levar pelo instinto. Se alguém lhe bofeteia na face direita, ofereça-lhe também a outra face e assim você será perfeito. Se alguém o obriga a acompanhá-lo por um quilometro, acompanhe-o por dois. Se alguém lhe tira o manto, ofereça-lhe também a túnica. Se alguém toma alguma coisa que lhe pertence, não a peça de volta porque não é direito.
5 - Dê a quem lhe pede e não peças de volta pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos. Bem-aventurado aquele que dá conforme o mandamento pois será considerado inocente. Ai daquele que recebe: se pede por estar necessitado, será considerado inocente; mas se recebeu sem necessidade, prestará contas do motivo e da finalidade. Será posto na prisão e será interrogado sobre o que fez... e daí não sairá até que devolva o último centavo.
6 - Sobre isso também foi dito: que a sua esmola fique suando nas suas mãos até que você saiba para quem a está dando.

Jahyr








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Mensagem por Lourival soldado cristão 23rd dezembro 2009, 11:20 am

REPRODUÇÃO DO TÓPICO DE JAHYR



CAPÍTULO II
1 - O segundo mandamento da instrução é:
2 - Não mate, não cometa adultério, não corrompa os jovens, não fornique, não roube, não pratique a magia nem a feitiçaria. Não mate a criança no seio de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido.
3 - Não cobice os bens alheios, não cometa falso juramento, nem preste falso testemunho, não seja maldoso, nem vingativo.
4 - Não tenha duplo pensamento ou linguajar pois o duplo sentido é armadilha fatal.
5 - A sua palavra não deve ser em vão, mas comprovada na prática.
6 - Não seja avarento, nem ladrão, nem fingido, nem malicioso, nem soberbo. Não planeje o mal contra o seu próximo.
7 - Não odeie a ninguém, mas corrija alguns, reze por outros e ame ainda aos outros, mais até do que a si mesmo.http://ccbsemcensuras.forumeiros.com/rea-de-debates-para-assuntos-da-ccb-f1/o-didaque-t158.htm"O Didaque" 17-88
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Mensagem por Lourival soldado cristão 23rd dezembro 2009, 11:22 am

Reprodução do tópico do Jahyr


CAPÍTULO III
1 - Filho, procure evitar tudo aquilo que é mau e tudo que se parece com o mal.
2 - Não seja colérico porque a ira conduz à morte. Não seja ciumento também, nem briguento ou violento, pois o homicídio nasce de todas essas coisas.
3 - Filho, não cobice as mulheres pois a cobiça leva à fornicação. Evite falar palavras obscenas e olhar maliciosamente já que os adultérios surgem dessas coisas.
4 - Filho, não se aproxime da adivinhação porque ela leva à idolatria. Não pratique encantamentos, astrologia ou purificações, nem queira ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria.
5 - Filho, não seja mentiroso pois a mentira leva ao roubo. Não persiga o dinheiro nem cobice a fama porque os roubos nascem dessas coisas.
6 - Filho, não fale demais pois falar muito leva à blasfêmia. Não seja insolente, nem tenha mente perversa porque as blasfêmias nascem dessas coisas.
7 - Seja manso pois os mansos herdarão a terra.
8 - Seja paciente, misericordioso, sem maldade, tranquilo e bondoso. Respeite sempre as palavras que você escutou.
9 - Não louve a si mesmo, nem se entregue à insolência. Não se junte com os poderosos, mas aproxima dos justos e pobres.
10 - Aceite tudo o que acontece contigo como coisa boa e saiba que nada acontece sem a permissão de Deus."O Didaque" 17-88http://ccbsemcensuras.forumeiros.com/rea-de-debates-para-assuntos-da-ccb-f1/o-didaque-t158.htm
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